Bem,hoje o tema é muito forte e complexo, até fácil de se entender e "achar" uma solução mas muito dificil de se conseguir sair, e é intensamente ligado a mim e ao que eu tenho vivido por longos 3 meses,deserto,vale,seja lá onde eu estive,mas só quem ja passou por isso sabe...
Eu não tinha como propósito fazer deste blog um diário,por que eu até acho meio ridiculo, mas enfim,a questão é que não da pra falar deste tema sem se referir ao oque eu tenho passado,e oque Deus tem me livrado a exatamente "ontem" desse estado de "derrota" que eu tenho me encontrado a um longo,longo,longo e doloroso tempo,pra ser mais especifico vou lher mostrar.
Isaias 46 : 7 - Erguem-no ao ombro e o carregam,pôem-no em pé em seu lugar,e ali ele fica; Daquele local não consegue se mexer; Embora alguem o invoque,ele não responde;é incapaz de salvá-lo de seus problemas.
Eu falo aqui das horas tristes em que Deus se silencia, você se encontra em um estado de derrota, sem ter motivos e sem saber o porque, assim como Jó, ou a falta do espirito assim como Davi nos Salmo 51 : 11-12 " Não me expulses da tua presença,nem tires de mim o teu Santo Espirito,devolva-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espirito ... "
Normalmente em toda doutrina cristã é enssinado que cristões não desistem,e realmente eu concordo com isso ao todo,qualquer coisa que vai contra os enssinamentos de Deus eu repudio de forma rigida,por que a própria palavra de Deus diz: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno" , então no meu ponto de vista,tudo que vai ao contrário da palavra de Deus ou que se é usada como justificativa é semente do Diabo,e digo sem medir palavras,quem não acredita que é de forma tão rigorosa assim,é "nicolaita" e totalmente equivocado.
A questão que eu quero chegar é,só um espirito que vem para nos dar conciencia do juizo e a verdade,e muitas vezes temos que criar uma intimidade com Deus e aprender a ouvir o espirito, e não a ouvir qualquer discernimeto que lhes é enssinada, por exemplo em Lucas 11 : 35 "Portanto ,cuidado! para que a luz que está em seu interior não sejam trevas"
O ponto crucial que eu quero chegar,é sobre o fato de existir essa doutrina de "cristão que é cristão,não chora,não fica triste,etc etc etc" ,nós vemos hoje pessoas que por essa doutrina não vivem de uma forma transparente nem com elas mesmas,com seu próximo,muito menos com Deus, pessoas que no momento de tribulação não vão as igrejas chorar,levantar clamores e lamentações,mas pessoas que não importam se tem trevas dentro de si no momento,querem sempre parecer luz,podem estar destruidas por dentro mas sempre quando chega a igreja coloca sua mascara de "crente sorridente","crente feliz", só pra terminar essa parte eu quero dizer sobre essa reflexão,é certo isso que eu te falo, ou errado ?
Quando nós pensamos dessa forma,nós devemos fazer a seguinte pergunta,oque Jesus faria ?
Será que é certo eu ter uma tristeza ? ou coisa parecida ?
Meu irmão,se não,não haveria lamentos na biblia,nem choro,nem mesmo Jesus havia chorado,mas haveria permanecido na plenitude de alegria por toda sua vida na terra,ao contrário do que vemos na passagem de Lazáro!
João 11 : 35 " Jesus chorou ... "
Seguindo esta palavra,eu vou pra segunda parte,que é parcialmente focada na vida de Jó,perdeu tudo,perdeu riquezas,perdeu mulher,perdeu tudo,não havia ninguem que o ajuda-se naquele momento terrivel de sua vida.
As pessoas que ele mais confiava,o trairam e negaram o ajudar,ao contrário o levaram pro mais profundo poço,quando em muitas vezes ele os ajudava e não os negava consolo,muito pelo contrário sempre os ajudou e fez bem,mas lhe pagaram todo o bem que Jó os fez com o mal.
Jó 4 : 4-6 " As tuas palavras têm sustentado aos que tropeçavam, e os joelhos vacilantes tens fortificado graças a ti. Mas agora, em chegando a tua vez, tu te desanimas; sendo tu atingido, fica prostado. Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos? "
Muitas vezes nós fazemos o bem sem olhar a quem,ajudamos gregos e judeus,impios e justos,repreendemos,ajudamos,consolamos,mas quando necessitamos muitas vezes não há ninguem que tenha um coração bom o suficiente pra te ajudar com a mesma reciprocidade com qual você fez, e muitas vezes nós esquecemos das verdade biblicas como "maldito o homem que confia em outro homem", mas ai que vem uma questão crucial na sua vida,não se sinta indignado pela falta de amor que tiveram,quando você os amou incondicionalmente, tenha a certeza que Deus se agrada com sua conduta, por que Deus deseja que nós nos amemos como ele nos amou, Deus nos ama sem cobrar nada em troca,assim devemos amar,a questão é você deve amar,você esta cumprindo a lei,se as outras pessoas não te amam isso será prestado conta com elas, nem espere nada de ninguem,nem confie,a diferença entre impio e justo são claras diante de Deus,não adianta fazer o bem,ser exteriormente praticante da lei,parecer bem diante de tudo e todos,mas não ter a essência cristã,que é amar e praticar o bem indiscutivelmente,repito!
Não vale nada parecer bom,se não se tem a essencia boa,se não se tem seu interior bom!
Lucas 11: 39-40 " O Senhor, porém, lhe disse: Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de ganancia e maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não é o mesmo que fez o interior ? "
Não adianta se bom exteriormente,sendo mal por dentro,preocupe-se mais em se purificar,ser santo,ser bom no seu interior do quer ser só praticante do bem exteriormente falando,mas não deixe de buscar e praticar a sua santidade!
Lucas 11: 42 "... desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem deixar de fazer aquelas! "
REFLITA IRMÃO!
Agora, eu vou colocar o estudo em si,ai em cima foi só oque o espirito me falou,a alguns dias atraz,na verdade era pra ser 3 estudos,mas como fiquei um bom tempo sem postar,então coloquei os 3 juntos,enfim agora eu vou colocar o estudo que me tocou muito do Silas Malafaia e outros pastores,me tirou literalmente do "ciclo de derrota" ,ai em cima foi só um "desabafo" meio que relacionado.
Glória a Deus! por mais essa vitória,depois de muito tempo é bom sorrir de novo.
Cristãos apanhados por um ciclo de derrota
Texto Base: Jó 2 : 1-7
Mutiso cristãos vivem derrotados porque não reconhecem Satanás como o Destruidor,que usa as circunstâncias como arma para derrota-los. Eles ouvem os pregadores e mestres afirmando que os cristãos não tem de passar provações e perseguições. E que, se passam, é por que estão em pecado,fora da vontade de Deus,não tem fé suficiente ou porque Deus os está punindo.
Não conhecendo a VERDADE que Satanás ataca em suas circunstancias, eles são apanhados e envolvidos em um CICLO DE DERROTA.
Esse ciclo apresenta 5 Caracteristicas:
1 - A estrategia de Satanas é primeiramente atacar uma de nossas áreas mais vulneráveis por meio das cirscunstancias da vida. O objetivo supremo do inimigo é destruir a unica coisa que temos de precioso - a nossa alma. Não existe absolutamente nada que Satanás possa fazer para riscar o nosso nome do "livro da vida". Ele não tem o poder de lançar a nossa alma no inferno. Deus, por meio do livre-arbitrio, deu-nos o poder de decidir o nosso destino. Podemos escolher a vida ou a morte,o Paraiso ou o Inferno. O objetivo de Satanas,ao agir em nossas circunstancias,é destruir o nosso relacionamento com Deus, separando-nos dele. O objetivo do inimigo é nos fazer questionar o amor de Deus,até perdemos a fé no senhor e em suas promessas. O diabo quer controlar a nossa vontade,até que a usemos para dar as costas a Deus e pecar contra ele. Mas podemos escolher a vitória,escolher a vida,escolher o paraiso!
2 - Satanás nos ataca por meio de nossas circunstancias para causar o ESTRESSE,que atinge todo o nosso ser; o coração, a mente e o corpo inteiro. O estresse é uma das estratégias mais mortais do ciclo de derrota;é o inimigo numero um da saude. O estresse enfraquece o sistema imunológico e aumenta a nossa suscetibilidade a quase todas as doenças. Lembre-se de que nenhuma das circunstancias,provações e tribulações que enfrentamos é responsável pelo estresse. É A NOSSA REAÇÃO a elas que o ativa. Se tivermos medo, preocupação ou duvidade de Deus nos livrará nas circunstancias que enfrentamos,seremos derrotados. Entretanto, se as enfrentarmos,confiando que Deus nos dará vitória sobre a situação,o nosso coração e a nossa mente se encherão de uma paz que excedo todo entendimento. Não haverá mais lugar para os estresse.
3 - Depos de atacar-nos por meio das circunstancias estressantes, Satanás começa a bombardear a nossa mente com MEDO,PREOCUPAÇÃO E DUVIDA. Satanás enche tanto a nossa mente com pensamentos negativos que ficamos imobilizados, incapazes de liberar nossa fé. Quando o medo agarra nossa mente,começamos a preocupar-nos demais com as circunstancias. Dia e noite, a nossa mente em constante agitação. Então Satanás nos mantem sob pressão mortal que nos paralisa e impede de receber oque precisamos de Deus. A estratégia de Satanás é encher a nossa mente com medo,preocupação e duvida, até que a palavra de Deus se torne ineficaz em nossa vida,pois não está mais misturada com a fé. E Satanás sabe que podemos "confessar" a palavra até morrer, mas ela não terá efeito algum, ao menos que declaremos com fé, sem vacilar , crendo que será feito conforme Deus falou!
4 - Nesse ponto do ciclo de derrota,a estratégoa de Satanás é desgastar-nos fisica,mental e espiritualmente até cansarmos e DESANIMARMOS. O seu objetivo é fazer com que nos tornemos fracos e abatidos.
Paulo,certa vez,advertiu os crentes, que estavam se tornando cansados e desanimados, por causa desse problema. Ele sabia que, em nossa batalha espiritual contra Satanás,no momento em que desanimamos e paramos de resistir aos ataques,estamos sujeitos ás suas mãos. Somos derrotados apenas quando deixamos de lutar. Paulo tinha toda razão para se tornar fraco e desanimado. Ele experimentou a dor,a fome,a sede,a exaustão e a perda de todas as coisas. Enfrentou circunstancias que estavam alem da capacidade humana. Contudo, ele nçao desanimou. Não relaxou. Não parou de resistir e lutar contra Satanás.
Atos 20 : 24 " Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. "
5 - Se nos tornarmos desanimados ou mentalmente abatidos,começamos a viver o ciclo de derrota até perder o ânimo. O desanimo leva á depressão, que resulta em mais estresse, e somos apanhados em um circulo vicioso. Paulo não permitiu que nenhuma das circunstâncias terriveis que Satanás usou contra ele o desanimasse ou deprimisse. Paulo fez uma escolha. Ele fez uma escolha. Ele podia escolher entre deixar-se levar pelas circunstancias ou crer em Deus. Paulo tinha lealdade simples para com Deus. Sabia que o senhor faria exatamente o que prometera. Ele sabia que Deus o livraria em meio as circunstancias e apesar delas.
Uma das maiores verdades que Deus me ensinou e que me capacitou a enfrentar vitoriosamente os ataques de Satanás em minhas circunstâncias,foi a de recusar-me a olhar para elas. Em determinado momento de minha vida quando os desafios diante de mim pareciam impossiveis de superar, Deus disse:
"Não olhe para o tamanho de sua necessidade,olhe para a grandeza de seu Deus! As circunstancias o impedem de ver o meu poder. Se você mantiver os olhos nelas, o diabo as usará para derrota-lo e para desacreditar a palavra de Deus - a Palavra escrita,a palavra viva. A sua vitória está em sua capacidade. Ele promete leva-lo passo a passo - não todos de uma vez. E cada passo será um milagre!"
Satanás sabe que,se você fixar os olhos nas circunstancias ao seu redor,cairá na armadilha desse ciclo de derrota. Se você olhar para Deus e crer em suas promessas,você resistirá e terá vitória sobre elas.
__________________________________________________________________________________
Meus irmãos,eu espero que essa palavra tenha te tocado de um forma diferente,por que em muitas coisas ditas aqui nós temos conhecimento como "não olhe para circunstancias olhe para o seu Deus" , mas a questão é como olhar para Deus quando você ja esta caido neste ciclo de derrota,quando você ja esta envolvido e preso nele,quando depois de uma batalha sempre vem um contra-ataque do mal pra tentar nos destruir,quando nós estamos de joelhos se levantando,buscando forças,somos novamente golpeados pelas pessoas,circunstancias e situações ?
Quando nós damos os nosso ultimos suspiro da nossa fé abatida,quando estamos cansados,desgastados fisicamente,mentalmente e espiritualmente,oque fazer quando não se tem nem mais forças pra clamar ?
O que devemos fazer quando ja não nos resta nada,tudo foi perdido,roubado e destruido pelo diabo,quando nós deixamos de preocupar com as "coisas que matam a alma", quando nós vacilamos e baixamos a guarda por um segundo,o diabo não tem dó e usa as pessoas ao seu lado e as circunstancias pra derrotar,nos aprisiona com medo,preocupação e duvida,quando nem mesmo as pessoas que te amam não te entendem e te veem como o próprio diabo ou "cristão fraco",mas não entendem o processo da tribulação,te crucificam e não compreendem a sua situação ?
Só uma coisa tenho a lhe falar,não busque pessoas,não busque ajuda do homem,ame-as,tenha misericórdia,seja piedoso se for necessário você ganhar uma unica vida pra Deus,Ame-as,mas não espere amor de Deus delas,pois são extremamente rara as pessoas que entendem o amor agape,amor respeita mais do que se busca respeito,amor que não acaba,amor fiél,amor leal,amor legitimo,amor sofredor,amor que espera,simplesmente amor genuino,amor divino,o amor que Deus gostaria que todos nós deveriamos ter...
BUSQUE A DEUS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário